Pesquisar ...

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Surgimento da Sociologia (Sociologia Geral e Jurídica)

Sociologia Geral e Jurídica
Tema – Surgimento da Sociologia
Principal Bibliografia utilizada: Não identificado

O Contexto Histórico de Surgimento da Sociologia
                Inicialmente a cultura e o costume eram o que regia as relações; em seguida essas relações passaram a ser institucionalizadas, ou seja, regidas por leis.
                O assentamento dos povos germânicos e romanos na Europa surge um mecanismo de governo unitário nas diversas entidades políticas. O desenvolvimento político e econômico era local. Forma-se o regime “senhor”. Em seguida, com a institucionalização, a queda do império romano e as invasões bárbaras, têm-se a implantação do regime Feudal na Idade Média.
O feudalismo era o produtor de relações sociais: baseava-se na servidão e a terra significava poder e riqueza. A sociedade se fundava na origem e no trabalho das pessoas, nela praticamente não havia mobilidade social. A única instituição europeia com caráter universal era a Igreja Católica.
A Baixa Idade Média foi marcada pelos conflitos e pela dissolução da unidade instituída. Foi, então, que começou a surgir o estado Moderno, e a luta pela supremacia entre a igreja e o estado.
Em seguida há uma contestação do poder e estrutura da Igreja, que culmina com a reforma protestante. Aí começa a expansão econômica e mercantil
                Ocorreu a valorização do homem, com o raciocínio lógico e crítica a realidade social. O iluminismo propõe uma sociedade analisada de forma raciona e não mais dedutiva. Os fenômenos sociais deveriam ser vistos num âmbito mais lógico.
O surgimento da sociologia remete-se a quando surge o capitalismo, e assim os problemas sociais (desemprego, doenças e revoltas operárias). Esse problemas desencadearam uma maior análise da sociedade e uma busca por uma melhor organização social.
                Os Problemas nasceram após a Revolução Industrial e Francesa.
                A Revolução Industrial representou a consolidação do capitalismo, e a formação do proletariado. Surgiu a modificação do pensamento moderno, que vai se tornando racional e científico, substituindo as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum.
                É na Revolução francesa que acontece a quebra institucional, a decapitação de Luís XVI. Surge o positivismo, uma filosofia social voltada para construir um futuro, e o Ideal político. Seguiu o pensamento iluminista, que objetivavam demonstrar a irracionalidade e as injustiças de algumas instituições, pregando a liberdade e a igualdade dos indivíduos.
                Em seguida há uma institucionalização feita por Napoleão, codificação das leis e costumes e, consequentemente, a padronizar as relações de comércio;
No Século XX tem-se o grande crescimento populacional, resultados de um crescimento da produção alimentícia, avanços tecnológicos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário