Pesquisar ...

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Comte (Sociologia Geral e Jurídica)

Sociologia Geral e Jurídica
Tema – Comte
Principal Bibliografia utilizada: Não identificado

Auguste Comte – ‘Pai do Positivismo’
Para Comte, o estado positivo se caracteriza pela subordinação da imaginação e da amamentação à observação. Cada proposição positiva deve corresponder a um fato, seja particular, seja universal. A filosofia positiva, ao contrário dos estados teológico e metafísico, considera impossível a redução dos fenômenos naturais a um só princípio (Deus, natureza ou outro experiência equivalente).
O conhecimento positivo caracteriza-se pela previsibilidade: “ver para prever” é o lema da ciência positiva. A previsibilidade científica permite o desenvolvi­mento da técnica e, assim, o estado positivo corresponde à indústria, no sentido de exploração da natureza pelo homem.
O espírito positivo instaura as ciências como investigação do real, do certo e indubitável, do precisamente determinado e do útil.
O Positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro.
Ele divide a história em 3 estados:
                antiguidade (medieval)- Teológico: Deus no centro - o Estado explica os fenômenos naturais recorrendo ao uso de Deus. Se subdivide em: politeísmo, monoteísmo e misticismo. É uma época escravista e servil, onde há uma confusão entre o poder espiritual e o temporal, havendo uma temporada teocrática(egito) Mítica (Greco-Romana) e o seu equivalente, o regime monárquico;
                moderno - Metafíco: é meramente intermediário, provisório. Vive e recorre em abstrações. Época das revoluções, de uma filosofia negativa. Relações voltadas pro pensamento - doutrina na soberania popular, livre expressão e igualdade; (revolução francesa)
                Contemporânea - Positiva: procura reorganização da vida social para retirar a sociedade da anarquia e da crise, direcionada para uma fase de hegemonia científica. O monoteísmo é substituído pela síntese humana. Reformulação das relações, realidade mediante as verdades positivas da ciência, fé religiosa pela fé na ciência, educação universal, governo composto por sábios, leis extraídas das ciências naturais que defenderão as classes humildes por meio da república positiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário