Pesquisar ...

domingo, 18 de setembro de 2011

Sintática (Filosofia)

Sintática
Estrutura Sintática
As estruturas sintáticas obedecem à regras, seja de formação ou transformação.
Segundo as regras sintáticas se delineará enunciados, que permitirão a construção de uma sentença complexa. Segundo as regras de formação se construirá sentenças bem formadas (wff). Para essas construções bem formadas se necessitará de sentenças de acordo com as regras lexicais e sintáticas.
o   As regras Lexicais determinam os signos pertinentes a uma determinada linguagem (natural ou artificial).
o   As regras Sintáticas determinam a organização dos signos em uma fórmula gramatical (simples ou complexa) de uma determinada linguagem (natural ou artificial).
Já as regras de transformação são aquelas que determinam a inferência de regras me formadas (wff teoremas) a partir de regras bem formadas (wff - axiomas) em um sistema axiomatizado ou quase-axiomatizado em uma determinada linguagem (natural ou artificial). Ou seja, transformam uma regra bem formada em outra regra bem formada, estabelecem cálculos lógicos.
Os princípios, em geral, são regras de formação (normalmente são as regras processuais).
Axioma (postulado – em grego significa pedir aceitação) é uma proposição para partir o cálculo, ponto de partida.
O direito não se comporta como uma linguagem formal, uma vez que a linguagem formal é sempre unívoca (os enunciados são abertas à possíveis interpretações). Já o direito processual é quase formal. Não é possível se formalizar totalmente o direito e nem se é esperado que isso ocorra.
Taxonomia
Qualidade
Podem ser afirmativas, que têm ausência de termo conectivo (sincategoremático) negativador; ou podem ser negativas, que se dividem em clássicas (definida por conectividade também), conectivo negativador implicativo da duplex negativo, ou enfática, conectivo negativador não implicativo da duplex negativo.
Quantidade
Segundo a quantidade, pode ser geral ou singular. Quando geral se divide em universal, que inclui ou exclui sem exceção no escopo de uma wff (Afirmativa – todo; negativa – nenhum), ou particular, que inclui ou exclui com exceção no escopo de uma wff (afirmativa – algum; negativa - algum não). Quando singular, inclui ou exclui uma constante individual no escopo de uma wff; um enunciado que fala só de um indivíduo: Sócrates é grego, na afirmativa, ou Sócrates não é grego, na negativa.
A contradição da universal afirmativa é a particular negativa (todo – algum não), e o da universal negativa (nenhum) é qualquer particular.
Modalidade
A modalidade é o modo que uma determinada formula apresenta o seu significado, seu conteúdo, sua estrutura semântica; se dá pelo uso de advérbios de modo. Em lógica está relacionada à própria alteração da sentença como um todo, não só do verbo.
Pode ser apodítica, a qual expressa advérbios como necessários “é necessário que” (forma usual). Determina a invariância da sentença que ela rege, ou seja, sempre vai estabelecer uma invariância do escopo daquela fórmula (é necessário/necessariamente). Se opõem à problemática.
Pode ser problemática, a qual rege exatamente a variância das regras bem formadas. Trabalha com o “é possível que”/”possivelmente”.
Ou pode ser Assertiva, que fala de uma determinada fórmula no mundo que é o caso, rege a invariância no escopo de uma regra bem formada no mundo que está estabelecido. É a não aplicação e um verbo modal.
Conectividade
São conjunções; na lógica é a relação entre sentenças ou formas diferentes. Portanto, os conectivos são termos lógicos que ligam duas sentenças.
Se a conectividade for conjuntiva, há uma adição lógica. Se for simétrica, os objetos em sentença estão em relação entre si, em que a leitura inversa não altera o significado. Se consecutiva, não se pode ler ao inverso, é uma adição lógica de dependência da ordem. Ou, exceptiva, há uma adição lógica nas bem formadas, sendo que uma está na relação de exceptividade no escopo da outra.
Se a conectividade for disjuntiva, então há uma subtração lógica. Aqui, se divide em dois: inclusiva, uma subtração no escopo da regra bem formada quando se inclui a possibilidade da adição (e/ou), ou exclusiva, uma subtração logica no escopo da regra bem formada que exclui a terceira possibilidade, adição (ou).
Se a conectividade for condicional ela condicionará a regra bem formada que estão em relação assimétrica entre o consequente e o antecedente (se ... então).
E se for bicondicional, ela condicionará as regras bem formadas que estão em relação simétrica entre o consequente o antecedente (se e somente se)
Sintagmática jurídica – quando se junta duas condicionais, em que uma é o inverso da outra: Silas pagará um real então eu pago com um pincel e se eu pagar com um pincel então Silas pagará um real.
Relacionalidade
Relações significa que ocorre entre objetos lógicos em uma sentença. Com relação à saturacionalidade elas podem ser Monádica, que é aquela que só tem um objeto lógico, um só lugar para mudar. O mundo não é só uma propriedade que se atribui à um indivíduo, quando a relação está entre dois objetos lógicos ela é chamada de diádicas; como ___ ser pai de ___. E quando se está com três objetos é chamada de triádica; como ___ estar entre ___ e ___.  A monádica é formalmente expressa por Px, a diádica, Pxy e a triádica Pxyz. Quando esse objetos estão preenchidos, então a relação está saturada, quando vazia, ela está insaturada.
A Relação pode ser de simetricidade, em que são simétricas aquelas em que os objetos estão em relação entre si (___é irmão de __); se assimétrica algum dos objetos está na relação com os outros implica que estes não estão na relação com aquele (__ é pai de __).
o   X ser pai de Y – Assimétrica, uma vez que o inverso não se põe.
o   X ser irmão de Y – Simétrica, uma vez que o inverso é equivalente.
A teoria utilitarista do direito de Joel Feinberg faz uma análise sofisticada do princípio de equidade de Aristóteles; para esse teórico, deve se tratar os iguais como iguais e os desiguais como desiguais, salvo se existir uma condição material (lei especial) que transforme os iguais em desiguais e os desiguais em iguais. Como, por exemplo, a lei da Maternidade, na qual a mulher recebe 180 dias de “recesso” e o homem 5 dias úteis, após o nascimento. Portanto, o princípio de isonomia é formal, o que vai lhe fazer material é a sua aplicação especial. Contradição lógica se dizer que o princípio de isonomia é formal e material.
Podem, ainda, ser Não-simétricas, quando algum dos objetos está na relação com os outros, implica que estes podem ou não estar na relação com aquele (_ é amante de _). Ou Antissimétrica, quando só um objeto está na relação consigo.
E pode ser colocado com relação à transitividade, quando transitivas passa uma relação entre os objetos, vale se algum objeto para outros em cadeia linear ou ramificada (__ é mais velho que __); quando intransitivas não vale de algum objeto para outros em cadeia linear ou ramificada (__ é pai de __); e quando não-transitiva os objetos se esgotam na relação desse grupo de objetos (__ é amigo de __).
Topologia
A Topologia é o termo da lógica que nasceu na geografia e nela significa o estudo do lugar, já na linguagem não foge desse significado, é aplicada nas noções analise dos lugares e hierarquia da estrutura da linguagem.
Ela pode ser Superficial, significa o nível da linguagem figurada (estrutura de superfície) na gramática particular de uma linguagem natural ou artificial.
Ou pode ser profunda, o nível da linguagem figurada na gramática lógica. Seria a forma lógica própria; só há um e somente um significado, uma forma mais rigorosa. Explicita o que a linguagem natural não explicita, seja pelo princípio de economia (para facilitar a comunicação se faz contrações, se deixa termos implícitos...), ou a regra de Leibniz (se pode substituir um terno por outro, salvo se o significado for mantido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário