Pesquisar ...

domingo, 18 de setembro de 2011

Estrutura e funções da Linguagem (Filosofia)

Estrutura e funções da Linguagem
A Linguagem pode ser considerada por meio de suas notas constitutivas, que estão ligadas à sua estrutura. Pode ser definida como padrão, ou sistema, universal, aquele que vale para qualquer linguagem; então, conjunto modelar do qual todas as linguagens derivam. É um padrão ou um sistema de signos; Mas, não só se perfaz por signos, uma vez que ela carrega um significado, que é seu conteúdo próprio expressado pelos signos.
Os lógicos tem o ideal de reduzir toda linguagem formal à uma natural, então todo significado é expresso por uma forma. W. questiona se no final toda linguagem é redutível à lógica ou se podemos ter outra região da linguagem que pudesse ser analítica; ele começou a analisar os contextos de uso.
Questionam se o significado semântico seria autônomo como seu uso. Começaram a perceber que a estrutura lógica da linguagem estabelece-se no uso e contexto. Portanto, a linguagem seria um jogo que se aprende jogando.
Sistema de signos
Signos, que vem do grego sema que significa túmulo, um sinal, um representante substitutivo dos fonemas. Nas linguagens naturais os signos podem ser colocados em ordens totalmente diferentes, como ovo e voo; são construções de uma determinada sociedade no seu arco histórico.
Estruturalmente, é organizado pela sintaxe, que compete nas regras de formação e organização em uma determinada maior, ou seja, signos compondo signos; por isso, se diz que tem função analítica. Assim, estuda quais são as regras que permitem formar o signos de uma linguagem específica, por isso status explicativo.
É objeto da lógica por meio da gramática logica, que estabelece a análise da forma da linguagem. Essa gramática é, portanto, diferente da gramática da língua portuguesa aqui cabe nomeá-la gramática lógica.
Sistemas que acarretam significado
São aqueles ligados à de função analítica denotativa, ou seja, regras de significação denotativa; de status explicativo. Estudado pela lógica semântica (significados).
Sistema em contexto de uso
Possui estrutura Pragmática, de função analítica conotativa, ou seja, de regras de significação performativa; possui status explicativo. Não é mais um estudo de lógica, mas filosofia da linguagem (pragmática).
Sistema conforme a historicidade
Apresenta uma estrutura hermenêutica, seu significa o conjunto de regras na qual a significação está compreendido na sua estrutura histórica. É aquela estrutura que deveria determina todas as estruturas. Portanto, a linguagem seria um padrão de signos que carrega significado em determinado tempo da historicidade; o problema está em compreender, e não somente entender e só se pode compreender por meio da historicidade. No direito, será a intenção do legislador quando o enunciado foi criado.
Possui função Compreensiva conotativa, ou seja, regras de compreensão significativa de status explicativo. É estudado pela filosofia da linguagem (Hermenêutica).
Sistema com fim de convencimanto
Apresenta uma estrutura retórica, na qual a linguagem não é estabelecida para entendimento, mas para convencimento. Por isso apresenta uma função ilusória (No sentido terapêutico estabelecido por Górgias de Leontinos) conotativa. Terá função de regras de convencimento da assistência, ou seja, possui status de convencimento. É estudado pela filosofia da linguagem (retórica).
Portanto, apresenta condição de convencimento, e não de explicação.
Os sofistas dizem que pode até se ter uma bela teoria científica, mas se ela não convence, será esquecida.

5 comentários: