Pesquisar ...

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Fluxos circular de renda e do produto



A iniciativa de se produzir parte das unidades familiares, que vão utilizar dos fatores de produção para produzir. A união das unidades familiares formam uma empresa, na qual oferecerão a ela os fatores de produção. Em um primeiro momento as empresas vão oferecer em troca bens e serviços. As empresas remuneram os fatores de produção e recebem o pagamento de seus bens e serviços.
O responsável pelo regulamento dessa relação é o governo, que oferece às empresas e às unidades familiares bens e serviços (como estradas) e recebem em troca os tributos (remuneração do governo). O Governo entra nesse fluxo de forma a buscar a satisfação do indivíduo (com seus bens e serviços) e a harmonia do processo. Ele complementa a relação das unidades familiares e das empresas.
Assim, esse fluxo circular de renda e produto tornam os agentes que dele fazem parte interdependentes, o que no caso de governos e outros governos é produto da globalização (como mostra abaixo). Com relação aos outros governos, o governo interfere nas políticas externas.
Mercado
O mercado é o ambiente que proporciona o intercâmbio livre entre os bens/serviçoes e os fatores de produção.
o   Economia real: é a parte física das relações econômicas; no fluxo circular de renda e serviço é representado pela remuneração e os tributos.
o   Economia financeira: é tudo aquilo que envolve dinheiro, a parte monetária.
o   Mercado financeiro: é quando se trata de no mínimo dois tipos de mercado.
·         Mercado de câmbio: trata do cambio entre as moedas.
·         Mercado de crédito: trata do mercado de compras feitas à prazo.
·         Mercado capital: trata de ações empresariais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário