Pesquisar ...

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Curva de Possibilidades de Produção (Economia Política)

Economia Política
Tema – Curva de Possibilidades de Produção
Principal Bibliografia utilizada: "Fundamentos de Economia" - Vasconcellos e Garcia;
Curva de Possibilidades de Produção (curva de transformação) - CPP
A curva de possibilidades de produção ilustra como a questão da escassez impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre alternativas de produção.
Devido à escassez de recursos, a produção total de um país tem um limite máximo, uma produção potencial ou produto de pleno emprego.



De acordo com uma Curva de Possibilidades (CPP), a qual pode gerar ou não o custo de oportunidade, admite-se as seguintes possibilidades:
o   Um ponto sobre a curva: caracteriza a utilização plena dos recursos;
o   Um ponto dentro da curva: caracteriza desemprego (de todos ou algum dos fatores de produção);
o   Um ponto fora da curva: é uma situação impossível (nessa realidade). No Entanto, as duas únicas possibilidade de se encontrar pontos fora da curva é quando há um acréscimo de fatores de produção ou se desenvolve tecnologia; nesse sentido a curva se desloca para a direita.
Custo de Oportunidade
Também é chamado de curso alternativo, ou custo implícito. O Custo de oportunidade é, segundo Pinho & Vasconcelos, o “sacrifício de se transferir os recursos de uma atividade para outra”, ou seja, é a renúncia que resulta de uma escolha feita com recursos limitados e o pleno emprego desses recursos disponíveis (limitados). Esses custos de oportunidade proporcionam limitações no processo produtivo, se levar em consideração as características dos fatores de produção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário