Pesquisar ...

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sistemas Econômicos (Economia Política)

Sistemas Econômicos
Um sistema econômico é a forma política, social e econômica pela qual está organizada a sociedade. É um sistema de organização da produção, distribuição e consumo de bens e serviços que as pessoas utilizam para satisfazer suas necessidades. Os elementos de um sistema econômico são:
o   Estoque de recursos ou fatores de produção: aqui incluem-se os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), capital, terra, tecnologia e matéria-prima.
o   Complexo de unidades de produção: constituído pelas empresas.
o   Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: que são a base da organização da sociedade.
Os sistemas econômicos podem ser classificados em:
·         Capitalistas: economias de mercado
·         Socialistas: economia planificada/centralizada
·         Mistas
A partir de 1930, passaram a predominar os sistemas de economia mista, onde ainda prevalecem as forças de mercado, mas com a atuação do Estado, na alocação e distribuição de recursos como na própria produção dos bens e serviços, nas áreas de infraestrutura, energia, saneamento e telecomunicações.
Neoliberalismo: desregulamentação da economia, privatização do setor empresarial do Estado, liberalização dos mercados, redução de déficit público.
Sistema Capitalista
                Inicialmente, pode se evidenciar os primeiros aparecimentos da economia de mercado no feudalismo, com o sistema de trocas e a moeda; em seguida com o mercantilismo e a propriedade; e por fim na revolução industrial.
O sistema capitalista é o regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. Até o século XX predominava a concorrência pura, com o Liberalismo Econômico. Neste contexto, os agentes econômicos ficariam guiados pelos seus interesses (surge um fluxo de bens e serviços com estímulo ao lucro).
O que produzir fica a cargo do resultado no lucro da produção; mostra aos outros produtores que tal produto é interessante, assim há um aumento da concorrência. Como produzir seria produto dessa concorrência, em que a qualificação é quem decidirá o sucesso no mercado. Por fim, o destino dos produtos (para quem produzir) é resultado da oferta e da demanda, o que formaria um sistema de preço é de livre iniciativa.
O Brasil é uma economia mista, há algumas características que o caracteriza como uma economia de mercado, como o art. 1º da CF inciso IV, o art. 5º inciso XIII, art. 170  (trata de elementos políticos, o direito da propriedade privada...)
Desvantagens (limitações)
Gera uma má distribuição de renda, afinal o sistema de preços iria guiar o valor do salário; o desemprego dos fatores de produção, como o trabalho, submeteriam as pessoas aos salários menores que o justo, por isso que hoje em da se estabelece até um salário mínimo. Os detentores dos meios de produção vão procurar aplicar o menor salário para aumentar seu lucro, o que gera a exploração do trabalhador (colocação marxista).
Grandes empresas muitas vezes engolem as menores, por isso há Falhas de Mercado/concorrência imperfeita, a concorrência é desleal. Gera externalidades (imprevisibilidade), algumas catástrofes acontecem e atrapalham o processo produtivo, seria um problema natura, por exemplo.
Os bens públicos criariam uma infraestrutura, mas a iniciativa privada não quer assumir a produção de bens públicos. Com essa “falta”, os bens públicos coincidem por distorcer os mercados. A publicidade/marketing influenciam no consumo, faz uma certa pressão psicológica que faz as pessoas comprarem para além do que precisam. Gera um certo clima de Instabilidade, crises
Sistema Socialista
Ao traçar o histórico do socialismo pode se iniciar com Platão e a igualdade entre os homens, os movimentos camponeses e a luta agrária no sistema feudal e os Jacobinos  franceses (contra o absolutismo), que criticavam o sistema de economia de mercado (desemprego) e ao desperdício de recursos (crises); pregando a Igualdade e bem estar social
O sistema socialista é aquele em que as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um Estado planejado, que acumularia o poder econômico, que responderia as questões dos problemas econômicos e estipulariam estratégias econômicas. Haveria o  predomínio da propriedade pública dos fatores de produção (bens, serviços, capital, terra, prédios, bancos, matérias-primas). As empresas iriam abranger a mão de obra e cumpriria metas estipuladas pelo Estado. O trabalhador teria liberdade de escolha profissional, além de mobilidade territorial. A burocracia controlaria no desempenho das empreses, por oferecer uma base administrativa.
Desvantagens
                As decisões centralizadas e haveria dificuldade de abranger a totalidade do território, gerando ineficiência. Por falta de competição o sistema passa a não ter um incentivo de fora, causando uma ineficiência produtiva por uma estagnação das empresas. A maioria das empresas, por não visar o lucro, chegam a ser deficitárias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário